"UM DIA UM ANJO VIRÁ ANUNCIAR A BOA NOVA..."

sábado, 16 de janeiro de 2010

A minha outra história...



...começa quando eu e o meu "anjo" decidimos que queriamos ser PAIS...
Vendo bem, começa um pouco antes pois, em 2003 fui operada, no espaço de 3 meses, 2 vezes a quistos endometriais. Após as cirurgias e as consultas de rotina sempre me foi dito que poderia ter alguma dificuldade em engravidar pois a Endometriose é uma das causas de Infertilidade.
Casei em Agosto de 2005 e logo deixe de tomar a pílula, foi passando um mês, outro e mais outro e nada acontecia, até que em Abril de 2006 o "milagre" aconteceu...Estava Grávida!!!
Muito feliz, mas contida nesta felicidade, pois sabemos que a vida, às vezes prega partidas. Quase ninguém sabia, apenas o meu marido, colegas de trabalho e alguma amiga mais intima... Nem os nossos pais sabiam, pois o seu desejo de ter um neto era tanto que sem certezas não queria estar a  dar esperanças... e afinal tinha razão...
Num último fim de semana de Abril, a tal partida da vida surgiu... Após um sábado muito feliz, pois tinha nascido o meu afilhado, e um fim de semana programado em Évora, cidade que estava desejosa para conhecer, começei a ter perdas  sangue, ainda que ligeiras... Telefonei a minha ginecologista que me tentou tranquilizar dizendo que podia não ser nada, mas que em todo o caso se tivesse dores ou continua-se com perdas para ir ao hospital.
Não tive dores mas como continuava com perdas resolvi ir ao hospital de Évora. Lá fiz analises que confirmavam a gravidez, mas na eco não se via nada... Segunda-feira, de regresso a Lisboa, foi directa para a Maternidade Alfredo da Costa, pois a minha Ginocologista trabalha lá e por sorte estava de serviço. Lá me atendeu, tentou tranquilizar, mas eu tinha a certeza... estava a ter um aborto, que se confirmou dias depois...

Não sofri, fisicamente, mas nessa segunda-feira parecia que o meu mundo tinha acabado... Passei dois dias, enfiada na cama, a chorar como se não houvesse amanhã. Perguntei muitas vezes, porquê eu??? Que mal é que tinha eu feito??? Sem nunca obter uma resposta...
Mas, a vida continua e tinha que seguir em frente. Após algum tempo e idas à ginecologista voltamos a tentar, mas mais uma vez passavam os meses e nada acontecia.
A minha médica sempre se mostrou disponivel para me encaminhar para as consultas de infertilidade, mas primeiro resolvemos tentar tomando Dufine, para estimular a ovulação, mas nada... voltei lá e ela mandou o meu marido fazer um espermograma; tudo dentro de valores relativamente normais, mais uns meses e nada... Depois fui fazer um exame às trompas para ver se eram premeáveis, na Mac com a minha médica e deu tudo ok, sendo que ela disse que após este exame poderia acontecer, mais uns meses e nada... tudo isto resume o que se passou em quase 2 anos e meio, até que em outubro de 2008 (mais precisamente dia 9, o meu aniversário...) quando fui á consulta na minha ginecologista resolvemos então que deveriamos partir para as consultas de especialidade, INFERTILIDADE... Assim a Dra. passou uma carta para entregar na MAC. Como ia de férias resolvi esperar um pouco, podia ter uma surpresa...mas nada. Em Novembro lá fui eu deixar a carta e pensava eu que marcar a consulta, mas no dia que fui, a enfermeira que trata da inscrição já não estava e a sra que estava no guichet disse que depois era contactada para marcar consulta, mas que deveria contar com um tempo de espera de pelo menos uns 6 meses...
Lá entrava eu nas listas de espera que já tinha ouvido falar...
Mas qual não é o meu espanto quando no início de dezembro me ligam, a uma quarta-feira, às 8h da manhã, a saber se queria ir a uma consulta na sexta-feira da mesma semana!!!!!!!!!!!Eu, ainda meia "estremunhada" disse que sim a tudo, mas com a sensação de que estaria a sonhar... Mas não fui um sonho, e nessa sexta-feira começou realmente a minha caminhada no MUNDO da INFERTILIDADE...
Foi a 1ª consulta em que falamos um pouco da nossa história e nos foi pedidos alguns exames e analises.
2ª consulta para saber resultados e repetir novas analises e novo espermograma, pois o resultado foi bem diferente daquele que o marido tinha feito primeiro; as formas normais estavam bastante a baixo dos valores de referência.
3ª consulta, novamente para resultados e diagóstico... passados 6 meses desde a 1ª consulta entramos para lista de espera para FIV/ISCI, isto porque eu tinha o valor de FSH um pouco alto (+-9) e o marido baixa percentagem de formas normais (5%; 7%).

Agora poderia dizer, "o nosso mundo desabou...", mas não, a nossa reacção foi um pouco "então o que vamos fazer a seguir?". Estaria a mentir se dissesse que não chorei...claro que sim, ninguém é de ferro, mas o meu "anjo" logo me animou e disse "paciência, agora é seguir em frente e continuar a lutar..."
Neste tempo que passou, resolvemos fazer acupunctura e homeopatia (que continuamos a fazer), pois sou adepta das terapias naturais. Também fomos a uma clinica privada para saber a opinião, chegando a mesma conclusão, FIV/ISCI. 
Pensamos partir para tratamento no inicio deste ano, mas entretanto resolvi ligar par a MAC para saber em que pé estava nossa situação. Novamente fiquei surpreendida quando soube que estava incrita na pág. 108, na linha nº 1608, sendo que estão a chamar casais da pág. 105/106.
Assim sendo penso que a nossa vez está para breve...
Pois é, esta é a minha outra história, sem medos nem receios, seguindo de cabeça erguida o caminho sinuoso da INFERTILIDADE... Pois tenho a certeza que...

...um dia um anjo virá anunciar a boa nova. 


5 comentários:

  1. Meus queridos amigos, também eu tenho essa certeza, e não me perguntes porquê... Continuem com essa forma doce e tranquila de viver, ainda que um dia ou outro as coisas fiquem, mais cinzentas.
    A força do pensamento positivo, aliada a uma persistencia continua dá frutos.
    Admiro muitíssimo esse caminho que percorrem juntos e admiro muitíssimo a forma como sem grandes dramas falas de algo que apesar de comum, nem todas as pessoas revelam. Nisso sou como tu, esconder "fantasmas" faz com que eles "brinquem" connosco, tomem conta de nós, nos envlvam em angústia porque a sociedade desconhece e hostiliza, ou dramatiza o que lhe é desconhecido.
    Há que normalizar certas situações que de facto são normais, expondo-as sem medos.
    Grande abraço para vcs queridos e perseverança que a boa nova a anunciar será uma realidade, não tenho duvidas.

    ResponderEliminar
  2. miga eu tenho a certeza que o teu momento está a chegar....mas continuo a dizer que antes de iniciar qq tts devias ver o problema da Endo. Falo por experiência própria como sabes as Endogrils são caixinhas de surpresa e para colocares dentro de ti as estrelinhas tens de estar a 100%.

    Beijocas

    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Olá minha Querida!
    Vi hoje o teu tópico no fórum e vim aqui visitar-te, espero que não te importes!!!

    Tocou-me profundamente a tua História de Vida e a tua Luta!!!
    Desejo-te um Ano de 2010 com a concretização do teu Sonho...

    Também sou uma EndoGirl...se me quiseres visitar terei todo o gosto.

    Um Grande Beijinho e Força

    ResponderEliminar
  4. Não se desiste de um filho.
    Lutar por ele é o lema e só a nossa perssistência conseguimos realizar o nosso sonho.
    Um grande bj de boa sorte para a tua caminhada
    Susana

    ResponderEliminar
  5. A minha história é bem parecida com a tua... Desejo-te o que para mim desejo! Muita sorte, alguma paciência e um bebé em breve ;)
    Força, querida!
    Beijo

    ResponderEliminar